"Somos o que comemos”. Com certeza você já ouviu este ditado e cada vez mais a ciência comprova que a alimentação é um fator importante na prevenção de doenças.
O equilíbrio entre alimentos fontes de carboidrato, proteína, gordura e a inclusão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos (frutas, vegetais, chás e especiarias) é de extrema importância para garantir uma vida mais saudável. Cada nutriente tem sua função e deve ser consumido em quantidades suficientes (sem excessos) para um bom funcionamento do organismo e proteção das células aos danos que possam vir a ocorrer.
Hoje a ciência da nutrição também leva em consideração o tipo de processamento do alimento para classificá-lo como mais ou menos saudável. Alimentos ultraprocessados, ou seja, formulações industriais prontas para consumo (aqueles que trazem nomes estranhos na lista de ingrediente) como biscoitos, balas, cereais açucarados, refrigerantes, embutidos, sopas e molhos prontos, etc., são considerados danosos por muitas vezes apresentarem excesso de açúcares e gordura e falta de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, esses alimentos são ricos em aditivos alimentares que também parecem ser danosos para o organismo.
Para te ajudar a organizar sua alimentação, buscar este equilíbrio (que é individual e pode variar com idade, peso, altura e sexo) e ser uma pessoa mais saudável, procure seu nutricionista!
Conteúdo por @mari.calmeida, nutricionista aqui do Biosete.