A endometriose é uma das doenças ginecológicas mais frequentes entre as mulheres em idade fértil. Dores e infertilidade são queixas comuns entre as minhas pacientes. Será que a nutrição pode ajudar a controlar os sintomas?
Alguns nutrientes/ alimentos podem PIORAR o processo inflamatório e evolução da dieta e a retirada dos mesmos da sua dieta pode trazer benefícios. São eles:
Soja: rica em fitoestrógenos, pode estimular a atividade estrogênica estimulando a progressão de doença. Além do grão, lembre-se de evitar os derivados como leite de soja, tofu, entre outros.
Glúten: o consumo da proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia pode contribuir para uma resposta inflamatória crônica que pode aumentar a permeabilidade intestinal e ativar sistema imunológico. IMPORTANTE: não retire totalmente o glúten se vc não têm sintomas de intolerância ou exames de alergias comprovadas! Mas sempre indico que faça um rodízio entre os alimentos evitando o consumo diário de um ou outro.
Alimentos ricos em FODMAPs, os chamados carboidratos fermentáveis: a lista desses alimentos é grande (tenho um post sobre isso) e a dieta pobre em FODMAPs é difícil e igualmente restrita! Devemos avaliar se a paciente tem sintomas gastrintestinais (algo comum na endometriose) e sugerir esta estratégia quando acharmos necessário.
Carne vermelha e processada (como presunto) e álcool tbm interferem de forma negativa por muitos estudos sobre o assunto!
Conteúdo por: Mariana Almeida