É comum encontrar pessoas que começam a praticar atividade física sem supervisão após o AVC, mas isso pode estar prejudicando a sua recuperação!
As atividades físicas realizadas de forma adequada estimulam a neuroplasticidade. Existe uma substância que é como um alimento para o neurônio, que o ajuda a recuperar-se após o AVC. Chamamos essa substância de fatores neurotróficos, porque fazem o neurônio crescer, se adaptar. A maioria desses fatores são produzidos durante o exercício físico, essa é a razão do exercício físico ser considerado um dos melhores remédios para o AVC.
Para esse resultado, o exercício físico deve ser feito de maneira correta, porque da mesma forma que o cérebro se adapta com estímulos adequados, faz o oposto com maus estímulos, denominado plasticidade maléfica. Em vez de agir para o bem, age para o mal.
O cérebro é um órgão de reação. Com estímulos corretos, ele recupera. Com estímulos que não são adequados, além de não se recuperar, até dificulta a recuperação posterior. Mesmo com estímulos adequados posteriormente, provavelmente ele não vai reagir da mesma forma, porque foram dados maus estímulos no período inicial.
Por isso, procure um profissional e saiba exatamente o que fazer para a melhor recuperação possível!
Por Lucas Brino (@lucasbrino), coordenador e fisioterapeuta neurofuncional aqui do Biosete.