O Alzheimer é o tipo mais comum de demência e atinge, principalmente, pessoas idosas. É caracterizada pela degeneração do sistema nervoso, o que afeta a memória, promove perda da linguagem e compromete a autonomia sobre as ações cotidianas.
⠀
🧠 Quando os pacientes diagnosticados recebem a orientação e tratamentos multidisciplinares adequados, é possível proporcionar uma maior qualidade de vida ao indivíduo, ainda que a doença seja incurável e irreversível. Com uma abordagem terapêutica global, é possível retardar e estabilizar a progressão da doença, ao passo que os sintomas mais críticos são aliviados.
⠀
🧠 O esforço é conjunto, além de uma equipe formada pelos médicos e enfermeiros, contar com o suporte de neurofisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais fará com que a doença possa ser encarada de forma mais leve e positiva.
⠀
🧠 A família também assume um importante papel na jornada do paciente. É preciso manter a socialização ativa, com suporte emocional, cuidado e amor. A equipe multidisciplinar poderá sempre orientar e instruir à família sobre a evolução da doença, os processos que virão a enfrentar e a melhor maneira de lidar com cada situação.
Conteúdo por Lucas Brino, coordenador do núcleo de fisioterapia neurofuncional aqui do Instituto Biosete.