O novo Golpe do Pix já tentou atacar quase 6 mil vítimas no Brasil em 2023, de acordo com a empresa de segurança cibernética Kaspersky.
Como o golpe da mão fantasma é aplicado?
Os criminosos normalmente entram em contato com as vítimas se passando por falsos funcionários de bancos. O objetivo é convencer quem recebe o telefonema, SMS ou e-mail de que a sua conta bancária foi invadida, clonada ou que houve algum tipo de movimentação suspeita.
Em seguida, eles dizem que vão enviar um link para o cliente instalar o aplicativo que vai solucionar o suposto problema — ou até mesmo aumentar a segurança da sua conta. No caso dos golpes aplicados por e-mail, esse link já aparece na primeira mensagem.
Após o download do aplicativo, os criminosos podem usar senhas fornecidas pelas próprias vítimas durante uma ligação, por exemplo, ou pedir para que a pessoa faça o login no app. A partir daí, eles passam a ter acesso a todos os dados que estão no aparelho do cliente
Novo golpe do Pix tem colocado em risco as transações bancárias realizadas por meio de celulares., "Golpe da Mão Fantasma" consiste em acessar um dispositivo e controlá-lo sem que o usuário perceba.
A diferença é que agora o truque pode ser aplicado de forma automatizada, sem que o hacker esteja online operando o desvio. A mudança se deve ao uso da técnica ATS (sigla em inglês para Automated Transfer System).
https://pin.it/6OHG8UMok