🚨 Golpes bancários estão cada vez mais frequentes e exigem atenção redobrada! Um exemplo recente ocorreu em Curitiba, onde uma consumidora foi vítima de fraude após seu endereço ser alterado indevidamente junto à instituição financeira, sem qualquer autorização.
Em seguida, fraudadores solicitaram um cartão magnético e o enviaram para esse novo endereço, utilizando-o para efetuar saques e compras indevidas, causando um prejuízo de quase R$ 80 mil.
A vítima, ao descobrir a fraude, procurou a Justiça. No julgamento do caso (Processo nº 0024642-86.2022.8.16.0182), o 1º Juizado Especial Cível de Curitiba reconheceu não só o prejuízo financeiro, mas também o dano moral sofrido. O banco foi condenado a indenizar a cliente em R$ 5 mil por danos morais, além da devolução dos valores.
Esse caso reforça a importância de agir rapidamente ao identificar golpes bancários ou ser vítima de golpe do empréstimo, fraude em cartão de crédito, empréstimo não solicitado, entre outros tipos de golpes.
👉 Se você teve o nome usado indevidamente, empréstimos contratados sem sua autorização ou foi vítima de fraude bancária, procure imediatamente um advogado especializado.
Ficar atento às movimentações bancárias e manter seus dados protegidos é essencial, mas, em caso de golpe, é fundamental agir com base no Código de Defesa do Consumidor e no entendimento atual dos tribunais.