Verificado

Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone

  • Consultório Médico em Maurício de Nassau
  • Fechado
  • 5
    (96)
Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone
Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone
há 4 anos
O eritema nodoso (EN) é uma patologia caracterizada por nódulos vermelhos (podem ser placas) firmes, profundos, dolorosos, geralmente localizados nas superfícies extensoras das pernas e que aparecem de modo súbito.

Ocorre mais frequentemente em mulheres 3 a 6 vezes mais que em homens, principalmente entre os 25 e 40 anos, mas pode ser observada em qualquer idade.

A biópsia de pele geralmente não é necessária nas formas típicas, pois o diagnóstico pode ser obtido a partir de uma história detalhada e exame físico. É indicada em casos de localização incomum, persistência dos nódulos por várias semanas, fistulização, cicatriz atrófica e/ou disposição livedóide dos nódulos. Histologicamente representa uma paniculite septal nodular aguda e possuem uma aparência típica, independentemente da etiologia, marcada por inflamação aguda da junção dermo-hipodérmica e septos interlobulares da gordura hipodérmica, evoluindo sem necrose ou sequelas.

O EN é uma reação de hipersensibilidade aguda ou recorrente a uma variedade de antígenos que pode estar associada a vários estímulos ou condições patológicas diferentes. Pode existir um grande número de causas subjacentes, porém em 30 a 50% são idiopáticas, ou seja, nenhuma etiologia óbvia é encontrada.

Você sabia que há relatos crescentes de manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19? Uma recente revisão de literatura com 655 paciente com teste RT-PCR positivo identificou pacientes que evoluíram com aparecimento do eritema nodoso.
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços. Ao usá-lo, você concorda com o uso de cookies.