Você sabia que os portadores de doenças reumáticas autoimunes principalmente a artrite reumatoide, as espondiliartropatias, o lúpus sistêmico e as vasculites, devem manter o seu calendário vacinal atualizado pois o risco de infecções é significativamente maior do que nas pessoas saudáveis? 🤔
⠀
Isso acontece tanto pela doença em si, como consequência a seus tratamentos.
⠀
As vacinas são capazes de oferecer proteção contra algumas infecções. Elas são feitas a partir de um microrganismo (vírus ou bactéria) vivo ou morto, e a próxima vez que você tiver contato com ele, seu sistema imunológico já saberá o que fazer para combatê-lo.
⠀
Vacinas feitas a partir de microrganismos mortos são chamadas vacinas inativadas. As vacinas inativadas são seguras e eficazes nos pacientes com doenças reumáticas. No entanto, as vacinas com componentes vivos são proibidas em algumas situações, dentre elas o uso de corticosteroides em doses altas, geralmente maiores que 20mg e de terapia biológica. É muito importante saber que a vacinação deve sempre ser orientada pelo seu médico, sobre quais você pode ou não pode tomar.
⠀
17 de Outubro
Dia Nacional da Vacinação