Os transtornos do humor são doenças complexas do cérebro, crônicas e recorrentes, apresentando períodos assintomáticos (ou com poucos sintomas) entre os períodos de crise. As principais são: transtorno depressivo maior e o transtorno bipolar.
A depressão é a comorbidade mais comum da artrite reumatóide (AR) e está associada a: redução da adesão e resposta ao tratamento da AR, maiores níveis de incapacidade física e maior prejuízo da qualidade de vida.
No Lúpus eritematoso sistêmico (LES) os sintomas neuropsiquiátricos aparecem em até 70% dos pacientes ao longo da vida e independe da atividade da doença. O desenvolvimento da depressão está associado a um aumento do risco cardiovascular e do risco de suicídio.
Pacientes com Fibromialgia (FM) tem mais chance de desenvolver sintomas depressivos que paciente saudáveis e pacientes com AR. Apesar de 50% dos pacientes com FM também apresentarem sintomas depressivos em algum momento da vida, o transtorno de humor mais comum é o transtorno bipolar. Isso implica na importância da escolha do melhor perfil de medicamentos para tratar a dor e os sintomas psiquiátricos.
O que você achou desse conteúdo? 💬