Verificado

Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone

  • Consultório Médico em Maurício de Nassau
  • Fechado
  • 5
    (96)
Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone
Consultório Reumatologia Dra. Júlia Carone
há 5 anos
A osteoporose (OP) é a perda de massa óssea caracterizada pela diminuição da densidade do osso (diminuição do conteúdo de cálcio) e ela pode atingir todos os ossos do corpo e dependendo do nível desta diminuição o osso pode ficar mais fraco e susceptível a fraturas. Na maioria dos casos, o alerta vem na forma de uma fratura, já que geralmente a osteoporose é uma doença assintomática.

As causas mais comuns da osteoporose são: a menopausa, o envelhecimento, fatores genéticos (antecedente familiar de osteoporose), dieta pobre em cálcio, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Sexo feminino, baixo peso e fratura prévia também aumentam o risco de desenvolvimento da osteoporose.

Além de medicações especificas, é importante a ingesta de cálcio através da alimentação e/ou suplementação, porém, isoladamente também não aumentam significativamente a massa óssea e nem reduz risco de fraturas.
Uma adequada ingesta de vitamina D também auxilia na prevenção e tratamento da OP, pois melhora o aproveitamento do cálcio ingerido. Os alimentos são fontes de vitamina D, como peixes, ovos e sardinha, porém melhor fonte de vitamina D continua sendo a exposição a luz solar (cerca de 15 min por dia, preferencialmente até as 10h e após as 15h).

As atividades físicas são de extrema importância, pois fortalece a musculatura, protegendo os ossos e prevenindo quedas. Além disso, alguns tipos de exercícios, desde recomendados, podem até ajudar na formação de massa óssea.
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços. Ao usá-lo, você concorda com o uso de cookies.