O FAN é um anticorpo contra componentes celulares próprios e é pesquisado por um teste laboratorial realizado principalmente pela técnica da imunofluorescência indireta, considerada o padrão-ouro. Geralmente, é solicitado quando nós médicos suspeitamos de alguma doença reumatológica autoimune, ou seja, é utilizado no rastreio, pesquisa e suporte ao diagnóstico dessas doenças.
Por ser um exame muito sensível e depender de profissional habilidoso para leitura do teste, não são raras as vezes em que ele vem positivo, porém o paciente não tem doença associada. Além disso sabemos que alguns estudos brasileiros relataram que até cerca de 13% das pessoas saudavéis podem ter o FAN positivo e não terem doença alguma.
Quando o FAN é positivo parece ser um fenômeno sustentado em 75% dos casos e em alguns pacientes podem preceder o aparecimento de uma doença autoimune. No entanto, a maior parte dos indivíduos saudáveis portadores do FAN nunca desenvolverão uma doença associada a ele.
Então, diante desse exame positivo é imprescindível a avaliação médica cuidadosa para que o paciente seja orientado da melhor forma e não hajam dúvidas.