O indivíduo que está preso e não encontra ocupação acaba por não ter nenhuma perspectiva quanto a seu futuro.
Alguns presídios em nosso sistema oferecem condições que melhoram a qualidade de vida do detento, oferecendo cursos para que ocupe a mente. Nem sempre há cordialidade entre os presos, sendo assim, é difícil fazer amizades construtivas na prisão, fazendo com que o apenado pense que sua vida acabou e que não lhe resta mais nada. Por isso a educação é tão importante nesses casos.
Muitos detentos não terminaram os estudos e, com isso, podem aproveitar a oportunidade de estudar e garantir um futuro melhor quando sair do sistema carcerário.
Você sabia que existem voluntários que dão aulas para presos? Mesmo que sejam poucas penitenciárias que conseguem fornecer essa ressocialização, podemos dizer que é fator de segurança social e o Estado deve investir nisso, bem como, em oferecer ao apenado a oportunidade de trabalhar e aprender um ofício enquanto estiver preso.
Assim, tendo-se em vista que a política criminal no Brasil é voltada para o encarceramento, principalmente dos menos favorecidos, investimentos no sentido de que o apenado saia da prisão melhor do que entrou, ou seja, recuperado, atende as finalidades da pena, bem como, será de grande benefício para a sociedade com a inclusão de um membro que produtivo ao meio social.
Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe com seus amigos.
Nosso Facebook: https://www.facebook.com/CesarJoseClaro